Terapia Ocupacional: o que é, qual a sua importância e o que podes encontrar nesta licenciatura da Escola Superior de Saúde do Alcoitão


Estás prestes a entrar no Ensino Superior e não tens a certeza sobre que curso escolher? Gostavas de vir a ter uma profissão que te permitisse trabalhar de perto com as pessoas que possuam problemas de autonomia em tarefas do dia-a-dia, avaliando, tratando e garantindo que estes indivíduos se tornam pessoas mais felizes, capazes e que se sintam bem não só com elas mesmas, mas com o que as rodeia? Então Terapia Ocupacional pode vir a ser o curso certo para ti.

Neste artigo, em parceria com a Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSAlcoitão) procuramos esclarecer um pouco melhor o funcionamento deste curso e o que podes encontrar nesta que é a escola pioneira na formação de fisioterapeutas, terapeutas da fala e terapeutas ocupacionais.

Mas o que é a Terapia Ocupacional?

A Terapia Ocupacional faz parte da área da Saúde, atuando no tratamento e reabilitação de indivíduos de todas as idades, promovendo a realização de tarefas diárias que esses indivíduos deixaram de poder realizar, em função de alguma condição clínica (motora, cognitiva, social ou emocional), independentemente de serem congénitas ou adquiridas posteriormente. Por esse motivo, a Terapia Ocupacional é uma das áreas que desempenha um papel fundamental no acompanhamento, bem-estar e reintegração dos indivíduos na sociedade.

Por que devo escolher a ESSAlcoitão?

Para além de constituir uma referência na área, a elevada qualidade do ensino, a aposta na internacionalização e na investigação, a vasta oferta disponível para mobilidade no âmbito do Programa ERASMUS+, a qualidade da oferta pós-graduada (pós-graduações, mestrados e cursos breves) e as sólidas taxas de empregabilidade dos seus diplomados, fazem que a ESSAlcoitão seja recomendada por profissionais de saúde das mais diferentes áreas de atuação.

Penso que qualquer um dos cursos da ESSAlcoitão te dá uma boa preparação para o mercado de trabalho, pois existe uma dinâmica desde cedo que faz toda a diferença e distingue a ESSAlcoitão, a preparação académica aliada a um método hands-on.

Diana Rolim, Terapeuta Ocupacional licenciada pela ESSAlcoitão desde 2015

O que distingue a Licenciatura em Terapia Ocupacional da ESSAlcoitão?

Com a duração de 4 anos, a Licenciatura em Terapia Ocupacional encontra-se autenticada pela World Federation of Occupational Therapists, conferindo-lhe uma garantia dos mais elevados padrões internacionais de excelência e rigor no ensino.

Com um Plano Curricular sólido, apoiado por um corpo docente altamente qualificado e que possibilita que os alunos realizem estágios desde o 1º ano do curso, a Licenciatura em Terapia Ocupacional promete e cumpre na formação de profissionais de excelência, capazes de atuar com profissionalismo e rigor nos casos que lhes serão apresentados ao longo da sua vida profissional.

Onde posso trabalhar, enquanto terapeuta ocupacional?

Os terapeutas ocupacionais trabalham sobretudo em instituições ligadas à saúde como clínicas, hospitais e centros de cuidados continuados. Contudo, podem também fazer deslocações ao domicílio e trabalhar ainda em parceria com prisões, centros de dia e lares para idosos, jardins de infância e escolas do ensino regular e especial, entre outros.

Não senti dificuldades em encontrar emprego, uma vez que 2 semanas após o término da minha licenciatura estava a trabalhar. Quando comecei a trabalhar, apesar dos nervos, sentia-me preparado, pois tinha uma bagagem de 4 anos com estágios e contacto direto com a prática para sentir confiança na invenção que estava a proporcionar aos meus utentes.

Carlos Saraiva – Terapeuta Ocupacional, licenciado pela ESSAlcoitão desde 2020

Tenho interesse neste curso. O que preciso de fazer para me candidatar?

A 1ª fase de candidaturas para os cursos da ESSAlcoitão abre no próximo dia 20 de julho e terminará a 12 de agosto.

Podes consultar aqui todos os documentos, média do último colocado, pré-requisitos e outras informações para efetuares com sucesso a tua candidatura.

Disponibilizamos ainda o Guia do Candidato, que poderás ir consultando enquanto esperas pela abertura das candidaturas.

ESSAlcoitão – AQUI, A VOCAÇÃO TEM FUTURO

Consulta aqui os testemunhos da Sara Santana e da Rafaela Dinis e Henrique Costa.

Artigo elaborado em parceria com a Escola Superior de Saúde do Alcoitão.