Escola pioneira e incontornável na formação de fisioterapeutas, terapeutas da fala e terapeutas ocupacionais, a Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSAlcoitão) tem como objetivo primordial proporcionar a melhor formação no campo da saúde aos seus estudantes, em todos os ciclos de estudo.
Com um ensino pautado por elevados padrões de qualidade e um equilíbrio entre as componentes teórica e prática, a ESSAlcoitão usufrui, entre outras consideráveis mais valias, da sua proximidade com o Centro de Medicina de Reabilitação do Alcoitão, o que permite aos estudantes o usufruto das instalações e recursos técnicos do Centro, em complementaridade com os recursos da própria Escola.
A sua formação pós-graduada, nomeadamente a nível de mestrados, é especialmente relevante para os estudantes que desejam aprofundar seus conhecimentos e habilidades, contribuindo para o avanço das práticas de saúde e bem-estar na sociedade.
Abaixo podes encontrar mais informações sobre todos os mestrados disponíveis para o próximo ano letivo, cujas candidaturas já se encontram a decorrer.
Mestrados na área da Fisioterapia (candidaturas abertas até 02/09)
A ESSAlcoitão oferece 3 especializações distintas para quem pretende seguir um mestrado na área da Fisioterapia. Consulta aqui os Planos de Estudo detalhados para cada uma destas especializações.
A especialização em condições músculo-esqueléticas é uma opção altamente relevante para aqueles que desejam trabalhar com o diagnóstico, tratamento e reabilitação de problemas relacionados com o sistema músculo-esquelético. A sua área de atuação é abrangente, trabalhando desde lesões que podem ser causadas pela prática de exercício físico e até doenças crónicas como artrite e osteoporose.
Uma das caraterísticas distintivas deste mestrado é a sua orientação prática, proporcionando aos estudantes a oportunidade de adquirir conhecimentos e habilidades essenciais para a prestação de cuidados de saúde da Mulher, tanto em contexto clínico como comunitário.
O seu Plano de Estudos é abrangente, incluindo disciplinas que vão desde a fisiologia e anatomia feminina até às patologias e suas formas de diagnóstico e tratamento, possibilitando uma atualização contínua em relação às necessidades das mulheres e garantindo que os fisioterapeutas continuam a prestar serviços de qualidade às utentes.
Esta especialização abrange uma área da fisioterapia que se concentra no tratamento de pacientes com distúrbios neurológicos, como acidente vascular cerebral (AVC), paralisia cerebral, doença de Parkinson, entre outros.
O seu objetivo consiste em melhorar a funcionalidade e a qualidade de vida dos utentes por meio de técnicas específicas, exercícios terapêuticos e reabilitação. O fisioterapeuta especializado nesta área trabalha não apenas com o utente, mas também com a família, visando a reintegração na vida quotidiana e na sociedade.
Mestrados na área de Terapia da Fala (candidaturas abertas até 13/09)
Este Mestrado tem como objetivo proporcionar diferentes competências, tais como: Aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com a sua área de estudo; Integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem; Comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades; Aprender ao longo da vida de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo.
A ESSAlcoitão oferece 2 especializações distintas para quem pretende seguir um mestrado na área da Terapia da Fala. Consulta aqui os Planos de Estudo detalhados para cada uma destas especializações.
A motricidade orofacial e a deglutição são dois processos essenciais para a saúde e qualidade de vida das pessoas, e a sua correta função é fundamental para uma boa alimentação e comunicação. Disfunções nestes dois sistemas podem acarretar sintomas como: dificuldades na alimentação, linguagem e oclusão dentária, bem como dificuldade em engolir e engasgos.
Assim, com esta especialização, os estudantes serão capazes de diagnosticar, auxiliar, tratar e prevenir disfunções musculares e complicações como pneumonia por aspiração no caso dos pacientes com dificuldades de deglutição, contribuindo para uma melhoria na sua qualidade de vida e autonomia.
Esta especialização oferece aos estudantes uma formação abrangente na área da comunicação, capacitando-as com conhecimentos teóricos e práticos nas estratégias de intervenção para pessoas com diferentes tipos de défice de comunicação, sejam elas decorrentes de distúrbios do espectro do autismo, paralisia cerebral e outras condições.
De salientar que a procura por especialistas em comunicação aumentativa e alternativa está em constante crescimento, pelo que este mestrado oferece as competências necessárias para que os seus estudantes se destaquem nessas áreas.
Mestrados na área de Terapia Ocupacional
Estudos indicam que a privação contribui significativamente para alterações no desenvolvimento, e que a promoção de ambientes ótimos proporciona uma maior participação e envolvência nas atividades do dia a dia. Um maior conhecimento acerca do desenvolvimento dos sistemas sensoriais e do ambiente envolvente, pode facilitar o recurso a ferramentas de modo a ser possível realizarmos uma abordagem holística, ao indivíduo. Assim, será possível proporcionar as bases fundamentais para o conhecimento destas áreas e um domínio da resposta a dar aos indivíduos que apresentem estas disfunções sensoriais. É esperado então, que os indivíduos sejam capacitados para a realização das atividades, que lhes são solicitadas nos diferentes contextos, para a interação com o outro e, para a auto-regulação do próprio comportamento.
A Integração Sensorial é uma abordagem terapêutica que se foca no tratamento das perturbações do processamento sensorial, as quais afetam a forma como uma pessoa responde e interage com o mundo ao seu redor. Esta abordagem visa ajudar os indivíduos a desenvolver habilidades de processamento sensorial saudáveis e eficazes, melhorando a sua integração e participação nas atividades diárias.
O mestrado em Integração Sensorial da ESSAlcoitão tem como objetivo formar terapeutas ocupacionais altamente qualificados nesta área, proporcionando-lhes competências teóricas e práticas avançadas. Esta especialização baseia-se numa abordagem multidisciplinar, integrando conhecimentos de áreas como a neurologia, a psicologia, a pedagogia e a biologia.
As candidaturas aos Mestrados da ESSAlcoitão decorrem numa fase única, pelo que este é o momento de te candidatares e contribuíres para fazer a diferença na vida e bem-estar de alguém. Faz aqui a tua candidatura e começa já a construir o teu futuro, suportado por uma educação de qualidade e com altas taxas de empregabilidade.
Artigo elaborado em parceria com a Escola Superior de Saúde do Alcoitão