União Europeia procura jovens para estágios remunerados

Foto de Guillaume Périgois / Unsplash

As intuições e organismos da União Europeia procuram licenciados no âmbito da abertura de vários programas de estágio remunerado. Os valores da bolsa de estágio poderão variar entre 1250 e 1372 euros e um subsídio para a viagem.

As candidaturas estão abertas para cidadãos licenciados dos países que integram a UE. O objetivo é dar a conhecer o funcionamento e políticas da instituição europeia, pôr em prática os conhecimentos académicos previamente adquiridos e obter experiência laboral em ambiente internacional.

O Comité Económico e Social Europeu (CESE) e o Comité das Regiões Europeu (CRE) têm candidaturas abertas para estágios de cinco meses, a decorrer entre 16 de fevereiro e 15 de julho de 2023. Os jovens licenciados têm até ao fim do mês de setembro para submeter a sua aplicação.

O Conselho da União Europeia recruta até ao dia 27 de setembro e oferece três tipos de estágio. Um deles é remunerado, tem a duração de cinco meses e irá decorrer entre fevereiro e junho de 2023. Também dispõem de outro estágio não remunerado, mas obrigatório com duração entre dois a cinco meses e, ainda, uma prática direcionada para jovens portadores de deficiência com duração de cinco meses.

Para serem selecionados, os candidatos devem ter um bom conhecimento em, pelo menos, duas línguas oficiais da União Europeia, sendo que uma delas tem de ser o inglês ou o francês. Além disso, não poderão ter feito parte de outro estágio ou emprego das instituições europeias.

As candidaturas deverão ser realizadas através das páginas oficiais dos organismos: