Depois de instituições de ensino como o Instituto Superior Técnico e a Universidade Lusófona do Porto, é a Universidade de Aveiro (UA) a abrir uma licenciatura em Engenharia Aeroespacial, com a justificação de não querer ficar de fora da «actual corrida ao Espaço».
Esta licenciatura combina «diversos departamentos» do ensino da engenharia que vão juntar formação ao nível da «matemática, física, mecânica, materiais, electrónica e informática».
Segundo a UA, no final da licenciatura, os alunos ficam habilitados a «projectar, construir ou personalizar sistemas adequados ao ambiente aeroespacial hostil ou, mesmo em terra, destinados a interagir com o sector aeronáutico e espacial».
A licenciatura em Engenharia Aeroespacial da UA tem quatro minors (Satélites de Telecomunicações, Sensores e Dispositivos, Projecto em Estruturas Aeroespaciais e Design e Manufactura) e abre em Outubro, já para o ano de 2021/22, com as candidaturas a serem feitas através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. O número de vagas ainda não foi divulgado.
O curso de Engenharia Aeroespacial no Instituto Superior Técnico liderou no ano passado a lista dos 25 cursos mais procurados na 1ª fase de candidaturas de 2020, com a nota do último colocado a atingir os 19,13 valores. O curso colocou 92 alunos com nota igual ou superior.