(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

As universidades de Lisboa e do Porto estão entre as 200 melhores universidades do mundo em investigação científica, encontrando-se na 125ª e 189ª posição, respetivamente, no University Ranking by Academic Performance (URAP).

Este ranking é elaborado pela Middle East Technical University, uma universidade técnica internacional sediada em Ancara (Turquia), com base nas publicações científicas registadas na Web of Science, a mais reputada base de dados científica mundial.

A lista tem em conta seis indicadores, com ponderações variáveis para a classificação final: número de artigos científicos publicados (21%), número de citações de cada artigo (21%), impacto dos artigos científicos publicados (18%), impacto das citações(15%), colaboração internacional (15%) e número total de documentos publicados (10%).

A Universidade de Lisboa surge na 125.ª posição, com a categoria A+, tendo obtido uma pontuação total de 375.66 pontos. Já a Universidade do Porto ocupa a 189ª posição no ranking, tendo subido 30 lugares face ao ano anterior, com um total de 355.36 pontos, também na categoria A+.

É possível encontrar outras instituições de ensino portuguesas listadas, encontrando-se na categoria A, a seguinte da lista, a Universidade de Coimbra (304ª posição), a Universidade de Aveiro (400ª posição), a Universidade do Minho (427ª posição) e a Universidade Nova de Lisboa (429ª posição).

O ranking mundial é liderado pela Universidade de Harvard (EUA), seguida pela Universidade de Toronto (Canadá) e pela Universidade de Oxford (Reino Unido) que fecha o ‘top’ 3 das melhores universidades a nível internacional.

Podes consultar aqui a lista completa.