(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Segundo uma lista divulgada pela revista norte-americana US News, a Universidade de Lisboa é a 15ª melhor universidade europeia na área das engenharias e também figura entre as 15 melhores na matemática, de acordo com a lista analisada pelo jornal Público. Surge também a Universidade do Porto no top 30 no campo das engenharias, na 26ª posição.

No ranking geral a melhor colocada nacional é também a Universidade de Lisboa, na posição 265, sendo a 113ª se restringirmos à Europa. Além da Matemática e da Engenharia, a instituição de ensino é também bem colocada no ranking ligado às Ciências da Agricultura, sendo a 28ª instituição europeia.

Mas outras universidades portuguesas constam também da lista geral. A Universidade do Porto aparece na 333º posição, a Universidade de Coimbra surge na 430ª e a Universidade de Aveiro na 484ª, sendo o a 1ª posição ocupada pela Universidade de Harvard. Os outros lugares do pódio são ocupados pelo MIT e pela Universidade da Califórnia em Berkeley

Está é a primeira edição desta lista da US News. A avaliação considera um conjunto de dez indicadores, onde se destacam as publicações científicas ou a reputação da investigação realizada na instituição de ensino.