(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Qualquer estudante, investigador ou trabalhador por conta própria conhece bem a dificuldade em descobrir bons sítios para trabalhar. Salas de estudo não são tão esparsas quanto o comum utilizador pode pensar, mas informação sobre as mesmas é escassa e geralmente envolve alongados processos de tentativa e erro. Foi para resolver esse problema que surgiu a Ustudy.

Criada por um grupo de estudantes do curso de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, a Ustudy, uma aplicação para o Sistema Operativo Android, procura aglomerar toda a
informação disponível sobre locais de estudo na cidade de Coimbra, e futuramente outas cidades universitárias do país, permitindo aos utilizadores escolherem o local adequado às suas necessidades. Estudantes poderão aceder a informações sobre lotação de salas, horário de funcionamento, níveis de ruído e velocidade da internet. A aplicação esteve em processo de desenvolvimento, tendo sigo agora lançada.



Partindo de modelos bem sucedidos no panorama tecnológico, a Ustudy procura tornar o utilizador numa parte ativa no processo de agregação da informação e sugestão de novos locais. Com uma curta avaliação no final da sessão de estudo, a opinião dos estudantes tornar-se-á na base do processo de decisão de outros utilizadores com os quais as suas necessidades coincidam. Decidir então qual o próximo local a experimentar tornar-se-á num processo de poucos cliques, diminuindo custos com deslocamentos, stress e tempo desperdiçado na eventualidade de um local preferido estar
lotado.

Falando um pouco sobre o conceito por detrás do Ustudy, o seu criador, Miguel Marques, natural de Viseu e estudante da Universidade de Coimbra, explica que a ideia surgiu de uma necessidade real. Manifestações de frustração por parte de muitos amigos e conhecidos despoletaram nele a necessidade de as colmatar. Juntando os seus colegas, a ideia nasceu, mas nem tudo é assim tão simples. “Conseguir desenvolver uma aplicação desta natureza num curto espaço de tempo é um grande desafio,” explicou Miguel.

Os utilizadores poderão também indicar a sua intenção de se dirigirem a uma determinada hora do dia para uma certa sala de estudo. Partindo de uma análise estatística das ocupações das salas e tendências dos utilizadores, a aplicação procura também alertar o estudante para a possibilidade de o seu local de escolha estar ocupado nessa hora.

Muitas mais funcionalidades estão pensadas, incluindo um espaço de chat entre vários amigos que possam querer planear uma sessão de estudo conjunta. Mas o maior desafio será tornar a aplicação numa parte habitual do processo de estudo de um consumidor. “Sabemos que uma aplicação deste tipo, se não tiver a qualidade necessária, não passará de uma curiosidade.” Miguel continuou. “Se queremos que os utilizadores não só adiram a ela, como também a utilizem diariamente, especialmente em épocas de exames, temos que nos certificar que seja robusta e que faça o que promete. Uma aplicação que eu próprio utilizaria com a frequência com que saio de casa para estudar.”

A Equipa, “AlfredoAndTheBoyz”, é constituída por sete membros, todos estudantes do Departamento de Informática da Universidade de Coimbra: Bárbara Vieira, João Cardoso, José Pereira, Leonor Coelho, Miguel Seabra, Miguel Marques e Paulo Cardoso. Juntaram-se para responder ao desafio lançado na cadeira de Processos de Gestão e Inovação, de criar um produto inovador e vendável. Descrevem-se como trabalhadores e exigentes, não dispensando de um bom fino no final de um trabalho bem feito.

Ustudy, a solução para os teus problemas!

Cansado/a de não saber onde estudar? A Ustudy irá ajudar-te nessa decisão! Fica atento/a à nossa página e deixa o teu contacto no nosso site para saberes quando estará disponível 😉 https://u-study.wixsite.com/ustudy

Publicado por Ustudy em Sábado, 23 de novembro de 2019