Certamente que a resposta é sim. Estudar é sempre bom, independentemente da idade. O saber não ocupa espaço e nunca é tarde para estudar. Mas é preciso que você avalie bem seus objetivos antes. Pense se quer mudar de carreira, evoluir dentro da que você está ou se quer apenas conhecimento. O mais importante é que nunca é tarde para fazer um curso, seja superior ou não. 

Depois de certa idade, voltar a estudar vira um tabu. Quanto mais tarde na vida uma pessoa decide voltar às salas de aula, mais dificuldades encontra. Há resistência e medo por parte de familiares. Os amigos, próximos ou não, não levam a sério. Os futuros colegas de aula excluem por falta de afinidades ou incluem apenas por pena.



Voltar a estudar depois dos 40 anos, no entanto, tem sido cada vez mais comum. De tempos em tempos se vê uma notícia de uma pessoa com mais de quarenta anos de volta às aulas, não é mais tão incomum como há alguns anos atrás.

Como o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, ter qualificações é um diferencial necessário para conseguir projeção na carreira. O que até então era muito cobrado dos jovens, hoje em dia é também um diferencial para o adulto que quer ter um melhor salário.

Pensando nisso, as pessoas que não puderam concluir a faculdade, estão voltando para as salas de aula na tentativa de compensar o tempo perdido. Quando uma pessoa que tem quarenta anos ou mais e começar sua nova jornada de estudos, não deve se sentir desconfortável na sala de aula por ser a maioria composta de jovens, é natural que seja assim. Mesmo que seja o único (a), saiba que é um grande exemplo e que está ajudando a quebrar fronteiras que supostamente poderão existir, ao contrário é uma pessoa vencedora aquela que após tantos anos, resolve adquirir conhecimento. 
Se o seu atual emprego exige que tenha um novo diploma para que possa ser promovido (a) e crescer profissionalmente dentro da empresa, então não tenha dúvidas, a escolha certa é mesmo voltar a estudar. Nunca é tarde para reiniciar os estudos, não importa de onde parou.

Os benefícios do retorno às salas de aula em uma idade mais avançada são grandes. O primeiro deles é o conhecimento que se vai adquirir. Para além disso, melhora o funcionamento da memória, integração com outras pessoas, exercita o cérebro, amplia as chances de oportunidade financeira, favorece a autoestima.

Idade é uma questão de ponto de vista. Homens e mulheres que chegam aos 40 anos nos dias atuais em nada lembram as pessoas das décadas passadas. Com mais saúde e dinheiro no bolso e menos responsabilidades, usam a nova fase para se redescobrir em novos hobbies e enfrentar desafios.

Nada é mais nobre do que querer aprender mais e obter conhecimento sobre o mundo. Nunca é tarde para reiniciar ou iniciar os estudos, não importa de onde parou.

Vá em frente!

Colabora!

Este texto faz parte de uma série de textos de opinião de alunos do ensino secundário e superior sobre a sua visão do ensino e da educação.

Gostavas de publicar um texto? Colabora connosco.