(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Alguma vez quiseste fazer voluntariado mas sentiste que não tinhas informação suficiente nem flexibilidade de tempo para isso? Quiseste criar atividades de voluntariado mas não sabias por onde começar ou como atrair voluntários? Gostavas de saber formas de ajudar instituições sem teres que sair de casa? Esta aplicação tem a resposta.

Criada por um grupo de estudantes do terceiro ano de Licenciatura em Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, no âmbito da cadeira de Processos de Gestão e de Inovação, a aplicação Mobile focada no voluntariado foi lançada recentemente na Google Play Store.



Com esta aplicação, intitulada “voluntar.io”, pretendem criar uma plataforma intuitiva que exponha, de forma descomplicada e organizada, o mundo do voluntariado à população portuguesa, informando-a acerca das diversas oportunidades para ajudar e incentivando-a a participar nas mesmas e até mesmo a criar os seus próprios eventos solidários. Instituições promotoras de atividades de voluntariado terão um novo meio de divulgá-las, para que cheguem a mais pessoas.

“Pensamos que a nossa aplicação será uma boa maneira de motivar os jovens a fazer voluntariado, de modo a fornecer-lhes mais oportunidades para arranjar emprego futuramente, já que o voluntariado é muito apreciado por várias empresas como uma prova de iniciativa, caráter, trabalho de equipa e empatia pelos semelhantes”, referem ao Uniarea. 

Para além disso, acreditam que a criação de uma aplicação de voluntariado, que está em falta nesta área, em alternativa a um website, torna todo o processo muito mais intuitivo e interativo, pelo que os jovens se sentirão menos “intimidados” para participar em atividades solidárias.

A versão atual da aplicação ainda é meramente informativa e foca-se na divulgação de associações de voluntariado do distrito de Coimbra. Para a recolha de informações, já contactaram várias organizações de voluntariado, pedindo alguns dos seus dados para efetuarem o seu registo na app e para, numa fase futura, divulgarem algumas das suas atividades.

No futuro, pretendemos disponibilizar mais funcionalidades tais como permitir a visualização de atividades e pedidos de voluntariado, a inscrição em atividades de voluntariado e que o voluntário crie uma atividade de voluntariado.

Algumas destas já estão a ser implementadas na aplicação no momento presente, pelo que deverão estar disponíveis brevemente, referem. Poderão ser consultados mais detalhes na secção informativa da aplicação na Google Play Store.