A ida para a faculdade não é algo obrigatório, existem outras opções como o voluntariado internacional. Com esta experiência consegues enriqueceres-te pessoalmente colocando-te à prova para situações inesperadas, novas culturas, saindo a 100% da tua zona de conforto. Porque não? Aqui deixo algumas opções de organizações não governamentais com sede em Portugal.

 

Corpo Europeu de Solidariedade

Uma iniciativa criada pela União Europeia dirigida para jovens, o voluntariado pode ser feito na Europa ou a nível nacional. Os únicos requisitos é ter entre 18 a 30 anos e estar pronto para embarcar nesta grande aventura. 



O voluntariado poderá ser dirigido para reconstrução de escolas que tenham sido destruídas por catástrofes naturais, assistência a pessoas do país ou limpeza de vegetação para evitar incêndios.

https://europa.eu/youth/solidarity/faq_pt

 

Voluntariado WWF

A World Wildlife Fund cria vários projetos de voluntariado virados para a área ambiental, com o objetivo de proporcionar aos voluntários uma maior consciencialização ambiental, melhorar capacidades de comunicação, compreensão cultural e trabalho em equipa.

Butão, Pacífico Sul, Senegal são alguns dos locais onde é desenvolvido este projeto. De momento, não há uma grande presença da organização WWF em Portugal, mas estão sempre há procura de apaixonados pela Natureza e Ambiente.

 

Para tornar mais simples a procura por vários projetos de voluntariado internacional existe a organização Gap Year. Esta criou várias parcerias com ONGs para facilitar a comunicação entre o voluntário e as organizações, para ajudar na seleção de tipo de experiência que este procura. Gap Year pretende desenvolver pessoalmente, academicamente e profissionalmente os jovens, mostrando que existem outras vertentes a investigar e não apenas o “percurso tradicional”, que é a ida a universidade.