(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Um grupo de alunos da Universidade de Coimbra notou que existe um certo desconhecimento e desvalorização da arte urbana local e dos seus criadores, conta ao Uniarea Diogo Antunes. Wander, a aplicação desenvolveu com os colegas José Braga, João Borges, José Simões e Rodrigo Martins para a cadeira de Processos de Gestão e Inovação – disciplina inserida no 3.º ano da licenciatura em Engenharia Informática, quer ajudar a resolver esse situação.

A aplicação para Android torna possível partilhar locais de interesse na exploração urbana em posts com imagem e localização. “Desenvolvemos esta aplicação que possui um feed composto por publicações de utilizadores que inserem o nome do criador, o nome da obra e uma curta descrição à escolha. Automaticamente a aplicação associa a localização atual do dispositivo à publicação. Não existe a necessidade de seguir outros utilizadores (como acontece, por exemplo, no Instagram), uma vez que a aplicação assume o local onde nos encontramos e, havendo a possibilidade de visualizar todas as obras publicadas no sistema, esta prioriza as que se encontram mais próximas. Oferece assim, um processo simples de interação com a aplicação”, explicam.



Podes assim aceder a uma vasta coleção de publicações que revelam o exato local das obras expostas, o que permite explorares a cidade onde se encontra de uma forma alternativa e culturalmente mais enriquecedora, dando a conhecer este ramo da arte e os seus criadores. Possibilita ainda a inserção de obras a quem deseje contribuir.

Até agora notam uma boa recetividade por parte dos estudantes, com algumas dezenas de interações diárias na aplicação e alguns contributos para a coleção. Algumas dezenas de estudantes já fizeram download da aplicação, que podes encontrar aqui.