Entre os dias 23 e 31 de agosto do presente ano, o BEST Aveiro irá realizar na Universidade de Aveiro, um BEST Symposium on Education, com a temática “Diversidade de géneros na educação STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics)”. Este evento é sazonal e internacional, e consiste em várias sessões de partilha e discussão sobre a Educação Europeia.
Num total de 93 candidaturas foram selecionados 22 estudantes de 13 nacionalidades diferentes, com base na avaliação do seu interesse e das cartas de motivação dos mesmos. Para além de participantes internacionais, o curso contará com 2 estudantes da Universidade de Aveiro.
Neste evento, não só estarão presentes estudantes, mas também docentes, investigadores na área da indústria/associações, várias instituições de ensino superior e representantes de empresas, com o objetivo de debater ideias que possam melhorar a Educação. No final das discussões, será feito um relatório que, posteriormente, será analisado. Caso o mesmo seja aceite, este irá será apresentado em várias conferências internacionais de educação, tais como na Conferência Anual da Sociedade Europeia de Educação na Engenharia (SEFI AC), no Fórum Mundial de Educação na Engenharia (WEEF), no grupo de educação do ICL e outras.
Para além das sessões de discussão, os participantes também terão atividades culturais e sociais com os membros organizadores do evento.
O Board of European Students of Technology (BEST) é uma organização de estudantes voluntários de ciências, tecnologias e engenharias de toda a Europa, presente em mais de 90 universidades em cerca de 30 países. O BEST procura desenvolver os estudantes, colocando-os em contacto com desafios, de modo a formar jovens capazes de se adaptarem a diversas situações e culturas. Um dos grupos locais é o BEST Aveiro, sediado na Universidade de Aveiro, que organiza eventos que procuram o progresso dos estudantes.