Pelo décimo primeiro ano consecutivo, o BEST Porto volta a organizar a EBEC (European BEST Engineering Competition), uma competição de engenharia que incentiva a proatividade, o espírito crítico e competitivo dos estudantes proporcionando o seu desenvolvimento pessoal e intelectual. Este projeto é constituído por três fases: a ronda local, a nacional/regional e a final. A ronda local do Porto irá realizar-se nos dias 16, 17 e 18 de março e terá lugar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Esta competição tem a duração de 24 horas e permite aos seus participantes o desenvolvimento de diversas competências como o trabalho em equipa, a comunicação e a apresentação em público. Os participantes têm também a possibilidade de contactar com múltiplas empresas através de uma sessão de networking e competir com estudantes de diferentes cursos nas área de engenharia e ciências. A prova contará com cerca de 280 participantes que englobam estudantes das Faculdades de Engenharia (FEUP) e de Ciências (FCUP) da Universidade do Porto, sendo composta por duas categorias: Team Design – em que é proposto o desenvolvimento de um protótipo – e Case Study – que consiste no desenvolvimento de dois casos de estudo reais. A primeira fase de inscrições decorre de 25 a 27 de fevereiro, sendo direcionada a novos participantes: nesta fase aceitam-se inscrições individuais assim como equipas formadas por 3 ou 4 elementos que nunca participaram em nenhuma edição anterior da EBEC. A segunda fase de inscrições decorre a partir de dia 28 de fevereiro e está aberta a qualquer estudante da FEUP e FCUP. Os interessados podem inscrever-se através do website do evento (ebec.bestporto.org) em equipa (4 elementos) ou individualmente sendo-lhe depois atribuída uma equipa.
Em ambas as modalidades todas as equipas serão avaliadas por um júri que decidirá, segundo os critérios estipulados, quais as equipas vencedoras que prosseguirão para a próxima fase da competição e levar para casa um conjunto de prémios. As equipas vencedoras da segunda fase têm a oportunidade de ir representar a sua universidade a Turim, Itália, local onde se irá realizar este ano a última fase da EBEC.