A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Webinar: Politécnico de Setúbal apresenta plataforma de voluntariado

Dezembro 9, 2020 @ 14:30 - 16:00

Free

Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) celebra na próxima quinta-feira, 9, o Dia Internacional do Voluntariado (5 de dezembro) com um webinar que revisita alguns dos projetos mais emblemáticos desenvolvidos pela sua comunidade académica nesta área de intervenção e que será, simultaneamente, a primeira apresentação pública da plataforma Voluntariado IPS.

O evento, de acesso livre através da plataforma Zoom/Colibri, tem início pelas 14h30 e contará com a presença do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, que falará na abertura da sessão, a par do presidente do IPS, Pedro Dominguinhos.



plataforma Voluntariado IPS é uma ferramenta digital de divulgação, dinamização e apoio a iniciativas de cariz social, cultural e educativo, levadas a cabo pela comunidade académica e destinadas a diversos públicos-alvo,  dentro dos campi da instituição ou na envolvente externa. O projeto apresenta como grande utilidade a criação de uma bolsa de voluntariado, aberta à participação de estudantes, docentes, não docentes e diplomados, para além de permitir igualmente o registo e a divulgação de projetos de voluntariado desenvolvidos pela comunidade IPS ou externa.

 

Para ilustrar a dinâmica de voluntariado desenvolvida pelo IPS nos anos mais recentes, serão apresentados três projetos, dois deles já distinguidos a nível nacional. Prémio de Voluntariado Universitário (PVU), atribuído pelo banco Santander em 2019, o projeto “Comunidade para uma Vida Saudável” foi desenvolvido por estudantes da licenciatura em Desporto do IPS como forma de combater o isolamento social dos idosos em bairros carenciados da cidade e Setúbal, através da prática de atividade física.

Também galardoado no âmbito de uma iniciativa promovida pela referida instituição bancária, o Prémio Santander UNI.COVID-19, o projeto “Estudar sem Barreiras! Para todos estarem ligados” foi levado a cabo pela Associação Académica do IPS (AAIPS) e permitiu o acesso à internet em casa por parte de 25 estudantes do IPS, que de outra forma não teriam tido a possibilidade de acompanhar as atividades de Ensino a Distância (EaD).

Finalmente, será dado destaque ao projeto  “idoSOS – Um dedo de conversa”, também desenvolvido já em contexto de pandemia por estudantes da licenciatura em Animação e Intervenção Sociocultural, com o intuito de prestar apoio técnico e emocional, por via telefónica, a idosos em situação de isolamento e que beneficiam de apoio domiciliário por parte de duas associações de solidariedade do concelho.

 

No final da sessão, será ainda assinado um protocolo de colaboração entre o IPS e a associação Quatro Corações, criada para combater a crise social gerada pela pandemia, nomeadamente através da confeção e distribuição de refeições com a ajuda de uma rede de voluntários. Entre os projetos a realizar em conjunto, destaca-se o desenvolvimento de uma aplicação para ajudar a combater o desperdício alimentar, que permitirá criar um armazém virtual de partilha de alimentos entre IPSS, produtores e empresas.

Neste âmbito, o IPS associa-se, já no próximo dia 16 de dezembro, à iniciativa “De coração para corações”, um workshop de cozinha, conduzido via plataforma Zoom pelo chef e músico Miguel Gameiro (Polo Norte)do qual resultarão 70 refeições, a confecionar no campus de Setúbal do IPS, que serão depois entregues à CASA – Centro de Apoio ao Sem-Abrigo, de Setúbal. 

Detalhes

Data:
Dezembro 9, 2020
Hora:
14:30 - 16:00
Custo:
Free
Categoria de Evento:
Site:
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83983345863?pwd=QlFGN0o4YTh2dHU5SlJUTmQ0ODVwUT09

Local

Online

Gostavas de sugerir um evento para a nossa agenda?

Encontra em contacto