- Este evento já decorreu.
Model European Union Lisbon 2022 – BETA Portugal
Julho 11, 2022 – Julho 16, 2022

A BETA Portugal – Bringing Europeans Together Association é uma associação juvenil que tem como missão contribuir para o desenvolvimento de uma consciência europeia na juventude de toda a Europa (com especial atenção ao público alvo português), bem como sensibilizar a população sobre como a União Europeia funciona e o que significa fazer parte da mesma.
Para tal, promove eventos explicativos do processo de tomada de decisão da União Europeia – as simulações Model European Union (MEU’s). Os participantes, oriundos de todos os pontos do país, da Europa e do mundo, têm a oportunidade de debater tópicos reais, encarnando diferentes papéis possíveis: Eurodeputados, Ministros, Jornalistas ou Lobbyistas. Este tipo de eventos permite não só potenciar conhecimentos sobre a União Europeia, mas também gerar intensas trocas culturais.
Na edição de 2018, o Model European Union Lisbon foi galardoado com o prémio Carlos Magno para a Juventude, na seleção nacional, sendo considerado pelo júri (constituído pelos Eurodeputados Liliana Rodrigues e Carlos Coelho) um projeto “bem estruturado”, um “contributo essencial para promover a aproximação das instituições europeias aos cidadãos dos diferentes Estados-Membros”.
Com base nestes objetivos, a BETA Portugal anuncia o seu terceiro evento internacional, o Model European Union Lisbon 2022, que se irá realizar entre os dias 11 e 16 de julho de 2022. Na presente edição serão abordados os tópicos referentes à Rede Europeia de Imigração e o Mecanismo de Ajuste de Fronteiras de Carbono.
O Regulamento sobre a Criação de uma Rede Europeia de Agentes de Ligação da Imigração visa substituir a migração irregular e descontrolada por uma migração segura e bem gerida, através de uma abordagem global destinada a assegurar uma gestão eficiente da migração. O regulamento estabelece regras que visam assegurar uma boa cooperação, coordenação e troca de informações entre os agentes de ligação da imigração destacados para países terceiros por países da UE, pela Comissão Europeia e agências da UE, através de uma rede europeia de agentes de ligação da imigração.
O Regulamento para o Estabelecimento de um Mecanismo de Ajustamento Fronteiriço, por outro lado, tem como principal objectivo evitar a fuga de carbono. Além disso, encorajará os países parceiros a estabelecer políticas de fixação de preços de carbono para combater as alterações climáticas. Para tal, o CBAM concentra-se na importação de produtos de carbono intensivo, em plena conformidade com as regras do comércio internacional, para evitar que os esforços da UE para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa sejam minados pelas importações de produtos fabricados em países terceiros onde as políticas de alterações climáticas são menos ambiciosas do que na União Europeia. Também ajudará a evitar a deslocalização da produção ou importação de produtos de carbono intensivo.
As inscrições estão abertas até dia 3 de julho, através do link deste formulário. Segue-os no Facebook e Instagram.
