Há cinco anos, tomei uma decisão que mudaria completamente a forma como vivencio liderança, impacto e desenvolvimento pessoal: entrei para a AIESEC. O que começou como uma escolha para me tornar mais ativa durante as minhas aulas de licenciatura, tornou-se numa das experiências mais únicas e gratificantes da minha vida. Ao longo dos últimos 4 anos, tive a oportunidade de desenvolver competências, liderar e trabalhar com equipas diversas e impactar mais vidas do que poderia ter imaginado.
Desde o momento em que entrei, fui apresentada a um ambiente acolhedor e diverso, onde testemunhei jovens a agir todos os dias para fazer a diferença, jovens que ativaram liderança, começando por si próprias e inspirando outras ao seu redor. Se pudesse descrever a minha primeira equipa em poucas palavras, escolheria inspiradora, ambiciosa e desafiadora. Passámos um semestre a trabalhar juntos e conseguimos oferecer 20 experiências de voluntariado a jovens do estrangeiro, para que pudessem vir ao nosso país para projetos com impacto real na nossa sociedade e ambiente. Saber que os esforços da nossa equipa levaram a essas experiências ainda me enche de alegria até hoje.
Uma das razões pelas quais continuei na AIESEC foi o ambiente do comité local de que fazia parte. Todos eram incentivados a ir mais além todos os dias, a desafiarmo-nos uns aos outros para que pudéssemos crescer como equipas, mas também individualmente, e a ver os nossos erros como oportunidades em vez de obstáculos. Tive muitos líderes fantásticos que me impactaram ao longo dos anos e, se pudesse guardar um ensinamento de cada um, diria primeiro a importância de compreender como as nossas diferenças nos unem e podemos capitalizá-las para trabalhar juntos de forma eficaz. Depois, liderança requer vulnerabilidade, tanto da pessoa que lidera como da pessoa que é liderada. Por último, o desenvolvimento vem de sair da zona de conforto e desafiar-nos a nós próprios.
Desenvolvi múltiplas competências ao longo destes anos, criando e expandindo diferentes projetos, aprendendo a comunicar de forma eficaz e a colaborar com várias equipas, adaptando-me a diversas situações e resolvendo problemas complexos. Cada experiência e interação que tive contribuiu para o meu desenvolvimento tanto pessoal como profissional, dando-me a oportunidade de estar mais confiante quando se trata dos meus objetivos relacionados com o caminho profissional que quero seguir.
Olhando para trás, para o momento em que entrei para a AIESEC, considero esta decisão o melhor presente que poderia ter dado a mim mesma. Se estás interessado numa oportunidade para te desenvolveres, cresceres e fazeres a diferença, encorajo-te vivamente a dar uma oportunidade à AIESEC e a viveres todos os seus aspetos.
Se queres viver uma experiência real como esta, inscreve-te no nosso recrutamento aqui: https://bit.ly/aiesec_recruitment_26_1

