A minha experiência enquanto membro da AIESEC

Há um ano, tomei uma decisão que transformaria completamente a forma como vejo crescimento pessoal, liderança e impacto global: entrei para a AIESEC. O que começou como uma simples escolha para me desafiar e fazer algo extra além de estudar para as minhas aulas tornou-se uma das experiências mais gratificantes da minha vida. Ao longo dos últimos doze meses, tive a oportunidade de aprender, liderar, colaborar e contribuir para algo maior do que eu.

Desde o início, fui acolhido por uma equipa diversa e energética de cinco pessoas, quatro membros guiados por uma líder de equipa inspiradora e dedicada. Se tivesse de descrever a minha equipa em apenas algumas palavras, escolheria resiliente, criativa e desafiadora. Cada desafio que enfrentámos levou-nos a pensar de forma diferente, a trabalhar de forma mais inteligente e a apoiar-nos uns aos outros com mais intenção. Juntos, contribuímos para 15 experiências de voluntariado, ajudando jovens de todo o mundo a virem para Portugal participar em projetos com verdadeiro impacto social. Saber que tivemos um papel em possibilitar essas experiências ainda hoje me enche de orgulho.

O que mais se destacou ao longo desta jornada foi a força da nossa equipa e da cultura do comité local. Aprendemos com os nossos erros e celebrámos as nossas conquistas, mas, acima de tudo, abraçámos o processo. A nossa líder de equipa teve um papel fundamental: incentivou a inovação, desafiou-nos a ir mais longe e nunca nos permitiu acomodar-nos a menos do que o nosso verdadeiro potencial. Liderou pelo exemplo, mostrando-nos que liderança não é sobre controlo, mas sim sobre capacitar os outros a crescer. A sua dedicação e compromisso com a AIESEC inspiraram-me a continuar também e a candidatar-me a uma posição de líder de equipa. Ela disse-me uma vez que liderar nem sempre é fácil, mas é recompensador. No início, não consegui compreender totalmente essa ideia. No entanto, quando fui aceite como líder de equipa, percebi porque é que a liderança é recompensadora, apesar de todos os desafios que possamos enfrentar. Vi a minha equipa passar da incerteza para a confiança total nos nossos objetivos e na sua concretização.

Ao longo da minha experiência na AIESEC, percebi que pequenos esforços podem criar mudanças significativas. Contribuir para o desenvolvimento dos outros, sejam voluntários internacionais, colegas de equipa ou as comunidades com quem trabalhámos, foi um dos aspetos mais gratificantes da experiência. Ensinou-me o verdadeiro valor de serviço, impacto e propósito.

 

Tanto a nível pessoal como profissional, saí da minha zona de conforto e assumi responsabilidade por vários projetos. Desenvolvi competências essenciais como liderança, comunicação, trabalho em equipa, resolução de problemas e adaptabilidade, competências que não só são relevantes no mercado de trabalho atual, como também inestimáveis ao longo da vida. Cada desafio que enfrentei fortaleceu a minha confiança e esclareceu o tipo de profissional que pretendo ser.

Ao olhar para trás, entrar para a AIESEC foi mais do que uma decisão; foi um investimento em mim próprio e no mundo à minha volta. Se procuras uma oportunidade para crescer, desafiar-te e fazer a diferença, encorajo-te a explorar o que a AIESEC tem para oferecer. Nunca sabes para onde a experiência te pode levar, ou o quão profundamente te pode transformar.

 

Se quiseres viver uma experiência tão impactante como esta, inscreve-te já no nosso recrutamento através deste link!

Estamos a recrutar para Vila Real, Braga, Porto, Coimbra, Aveiro, Lisboa e Faro!

Colabora!

Este texto faz parte de uma série de textos de opinião de alunos do ensino secundário e superior sobre a sua visão do ensino e da educação.

Gostavas de publicar um texto? Colabora connosco.