Candidaturas abertas para Jovens Delegados da UE: podes ser o próximo representante em Estrasburgo em 2026

Foto © Council of Europe

Já estão abertas, até 15 de dezembro, as candidaturas para o programa Jovens Delegados da União Europeia, uma iniciativa do Congresso de Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa que pretende reforçar a participação dos jovens nos processos democráticos. A oportunidade destina-se a jovens entre os 18 e os 30 anos, residentes em qualquer Estado-membro do Conselho da Europa, que queiram representar o seu país nas sessões de 2026, em Estrasburgo. Todas as despesas associadas — viagem, alojamento e subsistência — são cobertas pela organização.

O que é o programa?

Criado ao abrigo da resolução “Rejuvenating Politics”, o programa pretende aproximar os jovens dos centros de decisão política europeia. O Congresso, que funciona como assembleia representativa das autarquias locais e regionais, reúne-se duas vezes por ano e, em 2026, terá sessões de 31 de março a 2 de abril (50.ª sessão) e de 27 a 29 de outubro (51.ª sessão), ambas em Estrasburgo.

Todos os anos, é selecionado um jovem por Estado-membro para participar nas discussões, apresentar perspetivas juvenis e trabalhar diretamente com os delegados oficiais presentes. Para além das sessões plenárias, os jovens delegados desenvolvem, entre abril e outubro, um projeto local ou regional que esteja alinhado com os temas em debate no Congresso.

Segundo o comunicado oficial, o programa tem como objetivo “dar aos jovens a oportunidade de expressarem as suas opiniões diretamente aos representantes locais e regionais”, garantindo que as suas perspetivas são ouvidas e incentivando a participação democrática.

 

Que perfil é procurado?

Os candidatos devem reunir algumas competências essenciais, como:

  • Boa capacidade de oratória e de preparação de discursos breves;
  • Aptidão para analisar documentos e trabalhar em equipa;
  • Fluência em inglês, língua de trabalho do Congresso;
  • Disponibilidade e motivação para participar ativamente nas duas sessões e desenvolver o projeto intermédio.

Como funciona a candidatura?

A candidatura é feita online, até 15 de dezembro às 23h59, e deve incluir:

  1. Formulário preenchido na plataforma oficial;
  2. Vídeo curto (até 30 segundos) em que o candidato responde à pergunta: “Imagine que foi selecionado para ser um dos 46 delegados jovens do Congresso em 2026. Quais são as suas expectativas e o que gostaria de aprender com esta experiência?”

Após a avaliação das candidaturas, um painel de jurados seleciona os representantes. Os resultados são comunicados até 10 de fevereiro de 2026.

 

Onde consultar mais informações?

O comunicado oficial e todos os detalhes do processo estão disponíveis no site do Conselho da Europa, através do documento divulgado pelo Congresso.