A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Masterclass Literacia Financeira – Iscte Business School

Outubro 21 @ 11:00 12:30

A bolsa de valores pode parecer um universo distante e complexo, mas nesta edição da Masterclass Literacia Financeira, vais descobrir como tudo funciona na prática. A iniciativa Jogo da Bolsa realiza, no dia 21 de outubro de 2025, no Auditório JJ Laginha do ISCTE, uma sessão dinâmica que alia conhecimento técnico e experiência real, destinada a estudantes, investidores iniciantes e curiosos do mundo financeiro.

Durante a manhã, serão explorados temas essenciais como o funcionamento da bolsa de valores, os diferentes mercados, os perfis de investidores, os princípios de risco e retorno, e as principais metodologias de análise.

O evento contará com a participação especial de Rita Piçarraex-CFO da Microsoft Portugal, que se reformou aos 44 anos. Na sua intervenção — “Investir com Inteligência Emocional” —, partilhará a sua visão sobre como o equilíbrio entre razão financeira e inteligência emocional é determinante para tomar decisões de investimento sustentáveis e alcançar a independência financeira.

Faz a tua inscrição aqui.

Programa

11h00 | Investir com Inteligência Emocional  

Rita Piçarra, Ex-CFO da Microsoft Portugal

Investir com Inteligência Emocional rumo ao F.I.R.E.:
– Objetivo do FIRE: alcançar a independência financeira e reformar-se cedo, vivendo de rendimentos passivos gerados por investimentos inteligentes e consistentes.
– Estratégia: começar a investir cedo, aproveitar o poder dos juros compostos e manter disciplina financeira — por exemplo, investir cerca de 350 €/mês durante 25 anos pode gerar liberdade financeira.
– Filosofia pessoal: equilibrar ambição, planeamento financeiro e higiene mental — valorizando o propósito, o tempo e o bem-estar.

 

11h20 | Q&A 

11h30 | Decifrar o Mercado: Ações, Análises e Perfis de Investidor  

Szabolcs Sebestyén, Diretor do Mestrado em Finanças, Iscte Business School  

Panorama Geral da Bolsa de Valores:
– O que é a bolsa e como funciona?
– Principais mercados (Ações, ETFs, Índices)
– A relação entre economia global e o mercado financeiro.  

 

Como funcionam as ações e os dividendos
– Riscos e Retornos: Princípio básico do risco/retorno e como diversificar a carteira.
– Tipos de Investidores: Day Trader, Swing Trader, Investidor de Longo Prazo (Buy & Hold)
– Análise Fundamentalista vs. Análise Técnica  

11h50 | Q&A  

12h00 | Investir na Prática: Simulação em Tempo Real  

José Novo, Trader da Sala de Mercados, Banco Carregosa
Simulação ao vivo da plataforma de investimentos “GoBulling Pro Go”:
– Demonstração de como comprar/vender ações
– Simular uma operação de compra e venda
– Conceitos gerais sobre o uso deste tipo de plataformas  

12h20 | Q&A  

12h30 | Fim

 Faz a tua inscrição aqui.

Gratuito

ISCTE-IUL

ISCTE-IUL
Lisboa, Portugal
+ Mapa do Google
Exibir site do Local

Gostavas de sugerir um evento para a nossa agenda?

Encontra em contacto