- Este evento já decorreu.
Téc4Defence – Dia da Indústria
Novembro 14 @ 09:00 – 18:00

Num tempo em que a Europa volta a olhar para a segurança com uma atenção renovada, os alunos do Instituto Superior Técnico (IST) lançam o desafio de compreender o papel da engenharia ao serviço da defesa e de que forma os nossos futuros engenheiros poderão contribuir para tal. É esse o propósito do Téc4Defence, o primeiro evento criado pela comunidade estudantil em Portugal, que promete reunir no Técnico Innovation Center powered by Fidelidade, no dia 14 de novembro, estudantes, investigadores, empresas tecnológicas e as Forças Armadas Portuguesas num ambiente de reflexão sobre o papel da tecnologia na proteção e soberania europeias.
O carácter pioneiro deste evento advém de resultar de uma das primeiras uniões de núcleos estudantis do Técnico em torno de um propósito comum. Dito isto, a organização conta com o Núcleo de Física do IST (NFIST), a AeroTéc, o LISAT, o Fórum Mecânica – NEMIST e o Núcleo de Estudantes de Eletrotecnia e de Computadores (NEECIST). Adicionalmente, o evento ganhou também nova dimensão ao associar-se ao Dia da Indústria, dinamizado pelo Departamento de Engenharia Mecânica, cujo tema será “Tecnologia, Indústria e Defesa: Sinergias para o Desenvolvimento”, contando, portanto, com o valioso apoio do mesmo.
Uma iniciativa com ambição europeia
O Téc4Defence surge num momento em que Portugal e a Europa enfrentam novos desafios geopolíticos e tecnológicos. A aposta na inovação e na resiliência tornou-se imperativa, e a engenharia assume aqui um papel preponderante. Ao longo de um dia, o Técnico Innovation Center powered by Fidelidade vai transformar-se num ponto de encontro entre estudantes, academia, indústria e Forças Armadas.
No programa estão mesas-redondas sobre inovação tecnológica no setor da defesa, parcerias entre indústria e academia, e o papel das novas tecnologias na defesa europeia.
Entre os convidados estarão representantes do Estado-Maior do Exército, da Armada e da Força Aérea, bem como de empresas como a Tekever, OGMA, Indra, Thales, Altice Labs e outras que hoje definem a vanguarda tecnológica da defesa em Portugal.
Mais do que debates: um espaço de descoberta
Para lá das conversas e painéis, o evento inclui uma exposição de protótipos e tecnologias reais, desenvolvidos por empresas, institutos e pelas próprias Forças Armadas. Será possível conhecer de perto drones, sistemas de comunicação, componentes de microeletrónica e outras inovações aplicadas à defesa.
O evento contará com a participação da Tekever, Marinha, Exército, Força Aérea e de institutos como o Portuguese Quantum Institute (PQI), o Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), o Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN), entre muitos outros.
Este espaço de demonstração pretende tornar tangível o que muitas vezes se discute apenas em teoria e permite ver de perto estes desenvolvimentos, mostrando aos estudantes de engenharia as diferentes vias e projetos que poderão vir a integrar.
Além disso, o evento aposta fortemente no networking: estudantes de todos os níveis de formação poderão contactar diretamente com profissionais e instituições, criando oportunidades de estágio, investigação e colaboração, impulsionando assim as suas carreiras.
Preparar o futuro da Defesa de Portugal e da Europa
Mais do que um evento, o Téc4Defence representa uma nova forma de encarar o papel da tecnologia e da investigação na defesa. Num tempo em que as fronteiras entre o civil e o militar se esbatem, e em que a inovação se tornou a principal ferramenta de segurança, iniciativas como esta demonstram o seu potencial transformador também na vida civil.
Além disso, esta mobilização estudantil é um dos grandes trunfos da iniciativa. Ao envolver jovens engenheiros e cientistas num debate nacional sobre defesa, o Técnico não apenas estimula o pensamento crítico, como também forma cidadãos tecnicamente preparados e conscientes do seu papel no futuro da sociedade.
Sabe mais no site do evento e na página do Instagram.
