Foto de pressmaster | Depositphotos.com

Exames Nacionais 2025: o que vai mudar e o que se sabe até ao momento?

Para os estudantes do 11º e 12º ano de escolaridade, o final do ano letivo é sempre repleto de ansiedade e nervosismo, em grande parte devido à realização dos exames nacionais que servem tanto para a conclusão da disciplina a que correspondem, como para o ingresso no ensino superior.

Neste artigo reunimos as informações conhecidas até ao momento no que diz respeito aos exames nacionais 2025, reiterando que este artigo será atualizado assim que o Ministério da Educação divulgar o Guia Geral de Exames e outras informações relevantes.

Em 2025 o que vai mudar na realização dos exames nacionais?

Os estudantes terão de realizar 3 exames para a conclusão do ensino secundário. Português é o exame obrigatório para todos os estudantes dos cursos científico-humanísticos, sendo realizado no 12º ano.

Os outros dois exames são escolhidos segundo a vontade do estudante.

 

Estou no 11º ano. Posso optar por realizar os todos os 3 exames só no próximo ano letivo?

Não. Um dos 2 exames que podes escolher deverá, obrigatoriamente, ser realizado este ano letivo, sendo a uma disciplina da componente bienal específica ou o exame de Filosofia.

Qual será o peso dos exames na nota final da disciplina?

Para os estudantes do 12º ano, as provas ainda contarão 30% da nota final da disciplina. Para os restantes alunos do 11º ano o peso dos exames será de 25% na nota final da disciplina.

 

Tenho negativa na nota interna da disciplina. Posso realizar na mesma o exame?

Como aluno interno, não. Para irem a exame, os alunos devem ter, pelo menos, dez valores de nota interna final (resultante da média de dois ou três anos em que frequentaram aquela disciplina), não podendo no ano terminal de cada disciplina a nota ser inferior a oito valores.

Se este é o teu caso, podes realizar o exame como aluno autoproposto e, nesse caso, a nota que tiveres no exame será a tua nota final à disciplina, independentemente de estares no 11º ou 12º ano.

Como se calcula a média final do curso?

Atualmente, para os estudantes do 12º ano dos cursos científico-humanísticos a média é calculada pelo somatório de todas as notas (já incluindo os resultados dos exames), a dividir pelo número de disciplinas, com exceção da disciplina de Educação Moral e Religiosa.

No entanto, os estudantes do 10º e 11º ano já têm uma forma de cálculo diferente: o peso de cada disciplina para a média final do aluno vai variar de acordo com a sua duração. Ou seja, uma disciplina que os alunos tenham ao longo dos três anos do secundário, como são os casos de Português ou Matemática, terá uma ponderação maior nessa média do que uma anual ou bianual. No caso dos cursos profissionais, a fórmula de cálculo da média é diferente.

Como se calcula a média para acesso ao ensino superior?

A média para entrar no ensino superior é calculada tendo em conta a classificação final do secundário e as notas dos exames que são as provas de ingresso definidas pela universidade ou politécnico para o curso a te estás a candidatar. Nestas provas, tens de ter, no mínimo, 95 pontos, na escala de 0 a 200.

Este ano, a tua média final do curso irá valer no mínimo 40% e os exames terão um peso mínimo de 45% para a média de ingresso ao Ensino Superior.

Quantos exames tenho de realizar como Prova de Ingresso?

Em 2025, todos os cursos deverão ter como requisito para prova de ingresso o conjunto de 2 a 3 provas, as quais são definidas pelas instituições de ensino superior e que podes consultar no site da DGES.

Como já acontece em Medicina, o único curso com 3 provas de ingresso definidas pela legislação, o CNAES ou a legislação poderá fixar o elenco de provas em determinadas áreas.

Quando será feita a inscrição nos exames nacionais 2025?

Ainda não foram divulgadas as datas para a formalização das inscrições nos exames nacionais, mas espera-se que seja igual aos anos anteriores. Assim, prevê-se que as inscrições decorram entre o final de fevereiro e o início de abril de 2025. Já foram divulgadas as datas das inscrições nos exames nacionais 2025, que decorrerão de 6 a 19 de março.

Exames nacionais mantêm estrutura com perguntas opcionais

Os exames nacionais vão ter novamente conjuntos de perguntas opcionais em que é contabilizada a melhor reposta, mantendo as alterações introduzidas há cinco anos devido à pandemia da Covid-19. Para quem realizou exames entre 2020 e 2024 não há portanto muitas novidades, exceto um potencial novo ajuste entre o número de perguntas obrigatórias e opcionais, como têm vindo a ser ajustadas nos últimos anos.

Quando saberemos a distribuição exata de perguntas obrigatórias e opcionais dos Exames Nacionais 2025?

Cabe ao Instituto de Avaliação Educativa divulgar esta informação para os alunos e professores, de forma a que possam saber com antecedência exatamente como será a estrutura da prova.

Estas informações-prova atualizadas foram divulgadas nos últimos exames no fim do mês de maio.

Quando saírem as notas dos exames, continua a ser possível pedir uma reapreciação de nota?

Sim. Os alunos podem requerer a consulta do exame e pedir depois a sua reapreciação. Custa 25 euros. Tem em atenção que após a reapreciação, a tua nota pode baixar, mas nunca ao ponto de te fazer reprovar se tiveres inicialmente tido uma nota que te aprovou à disciplina.

Artigo atualizado a 04 de março com as datas das inscrições nos exames nacionais. Artigo em atualização conforme foram sendo divulgadas mais informações por parte do Ministério da Educação.