Entrei para a Linha SOS Estudante enquanto voluntária em 2021 e o mote para mim, sempre foi não focar no número de chamadas a medição do impacto desta Linha que nos une. O impacto está em saber que, naquela noite, entre as 20h e a 1h, há alguém disponível para escutar no verdadeiro sentido da palavra. Se tivéssemos apenas uma chamada por dia, afirmaria, com o mesmo orgulho, a importância que uma Linha de apoio emocional e de prevenção do suicídio tem na vida de quem nos contacta.
Mas não preciso de me limitar a esse exercício. Os dados estatísticos do ano letivo 2024/2025 vêm reforçar a missão da Linha: atendemos 1 799 chamadas, tentando em cada uma delas fazer a diferença. Este número representa um aumento de mais de 100% face a anos anteriores. Não se trata apenas de números, mas de pessoas, pessoas corajosas que decidiram contactar-nos e confiar no nosso trabalho.
Enquanto Presidente da Linha SOS Estudante, é um privilégio indescritível representar esta causa e a nossa equipa de 33 estudantes voluntários do Ensino Superior de Coimbra.
Resta-nos refletir: estarão as pessoas a precisar cada vez mais de falar ou estará a Linha com cada vez mais capacidade de resposta? Seja qual for a resposta, uma certeza permanece: para dar continuidade ao trabalho iniciado em 1997, precisamos de voluntários, maiores de 18 anos, que sintam a disponibilidade de ouvir o outro.
As inscrições para o recrutamento decorrem de 9 de setembro a 9 de outubro.
Mais informações estarão disponíveis nas redes sociais da SOS Estudante.
Vem fazer a diferença!

