Universidade de Lisboa é a universidade que produz mais empreendedores em Portugal

Foto de Startup Portugal

No decorrer da Web Summit, a Startup Portugal, entidade responsável por impulsionar o ecossistema empreendedor nacional, apresentou a quarta edição do Portugal’s Entrepreneurial Universities Ranking, que distingue as universidades portuguesas com mais alumni empreendedores. Em 2025, pela primeira vez, a Universidade de Lisboa lidera o ranking, sendo a instituição com mais alumni que seguiram o caminho do empreendedorismo e criaram Statups.

O troféu foi entregue pelo Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, e o diretor executivo da Startup Portugal, Miguel Aguiar, durante a Web Summit, que decorre entre 11 e 13 de novembro, numa sessão no Pavilhão “Portugal x Lisboa”.

A Universidade de Lisboa lidera o ranking das universidades que mais empreendedores gera do país, destacando-se como a única instituição com mais de 1.000 fundadores e com um valor empresarial superior a 30 mil milhões de euros gerado pelas startups dos seus alumni. Nas últimas edições, a Universidade Católica Portuguesa (2024), a Universidade do Porto (2023), e a Universidade Nova de Lisboa (2022) foram as universidades mais empreendedoras.

Nos restantes lugares na tabela desta edição de 2025, estão, por ordem, a Universidade Católica Portuguesa, a Universidade Nova de Lisboa, e a Universidade de Coimbra, todas com mais de 500 fundadores identificados.

 

De destacar também que os alumni da Universidade Nova de Lisboa captaram um investimento superior a 4,1 mil milhões de euros, sendo a instituição com maior valor captado, seguido pela Universidade de Lisboa (3,7 mil milhões) e a Universidade Católica Portuguesa (2,3 mil milhões).

No total, o relatório identificou mais de 5.200 alumni das dez principais instituições de ensino superior como fundadores de startups, das quais 62,2% foram criadas em Portugal. “O Portugal’s Entrepreneurial Universities Ranking demonstra a crescente importância do empreendedorismo no ensino superior, ao reconhecer o papel decisivo que universidades desempenham na transformação de conhecimento em inovação”, considera Miguel Aguiar, Diretor Executivo da Startup Portugal. “E os resultados confirmam que o ecossistema académico nacional está cada vez mais orientado para a inovação, com uma cultura que estimula a iniciativa, a criatividade e o impacto social e económico.”

 

O Portugal’s Entrepreneurial Universities Ranking é desenvolvido com base nos dados da Dealroom.co, uma plataforma global de inteligência sobre startups, inovação, empresas de elevado crescimento e ecossistemas, em constante atualização. O ranking baseia-se na Plataforma de Mapeamento do Ecossistema da Startup Portugal, gerida pela Dealroom, e em dados captados por este e complementados com informações fornecidos diretamente pelas universidades.

Cada startup é contabilizada uma vez por universidade, podendo aparecer em mais de uma instituição quando existem cofundadores com origens académicas distintas. Este esforço colaborativo visa criar uma base de conhecimento fiável e comparável, que apoie políticas públicas e estratégias institucionais baseadas em dados. O ranking reforça, assim, a importância de aprofundar a colaboração entre universidades, empreendedores e plataformas de dados, consolidando Portugal como um hub de talento e inovação com alcance global.