Cerca de 500 estudantes recolheram milhares de pontas de cigarro das ruas do Porto

Cerca de 500 estudantes de várias instituições de ensino do Porto participaram esta segunda-feira numa ação de recolha de pontas de cigarro na baixa da cidade, assinalando o Dia Mundial do Não Fumador. A iniciativa teve como objetivo sensibilizar para os impactos do tabaco na saúde e no ambiente.

A iniciativa, promovida pela Polícia Municipal do Porto e pela Federação Académica do Porto (FAP), levou os alunos a percorrer várias ruas do centro, munidos de luvas e sacos, para recolher milhares de beatas acumuladas no espaço público.

As pontas de cigarro, considerado um dos resíduos mais descartados no mundo, foram encontradas junto a lojas, passeios e zonas ajardinadas. A operação terminou na zona da Praça dos Leões, onde os participantes entregaram os resíduos recolhidos às equipas da Polícia Municipal.

Embora o descarte de beatas no chão constitua uma contraordenação, com coimas entre 150 e 500 euros, a autarquia tem privilegiado ações de sensibilização dirigidas sobretudo aos mais jovens. A quantidade total de resíduos recolhidos será contabilizada posteriormente, mas as equipas policiais destacaram que as caixas disponibilizadas ficaram rapidamente cheias devido ao elevado volume de beatas recolhidas.